top of page

Preço de energia no curto prazo recua com chuvas

Após periodo de sucessivas altas nos preços de energia no mercado de Curto Prazo, a intensidade das chuvas registradas nos últimos dias trouxe para baixo o PLD. As variações do PLD estão atreladas, entre outros fatores, à previsão de afluências no Sistema Interligado Nacional – SIN, que corresponde à estimativa do volume de água que deverá chegar aos reservatórios.

O PLD para o período entre 8 e 14 de abril caiu 16% no Sudeste/Centro-Oeste e Sul e 17% no Nordeste, sendo fixado em R$ 356,68/MWh nos três submercados. No Norte, o PLD permanece no valor mínimo de R$ 33,68/MWh. Os limites de intercâmbio referentes ao envio de energia pelo Norte são atingidos, o que descola o preço deste submercado frente aos demais. Já no Nordeste, o limite de recebimento deixou de ser atingido, o que resultou na equalização entre os preços de Nordeste com Sudeste e Sul. Em abril, as afluências esperadas para o Sistema foram revistas de 63% para 66% da Média de Longo Termo – MLT, o que representa um aumento de cerca de 2.800 MWmédios, sendo este o principal fator para a queda do PLD.

A previsão de ENAs subiu em todos os submercados com índices em 70% da média no Sudeste, 85% no Sul, 26% no Nordeste e em 76% da MLT no Norte. A expectativa é que a carga prevista para a próxima semana não se altere em relação à prevista anteriormente, não impactando assim a variação do PLD. Os níveis dos reservatórios do SIN caíram em torno de 530 MWmédios. Houve redução no Sudeste (-610 MWmédios) e Sul (-220 MWmédios), enquanto no Norte e Nordeste os níveis ficaram cerca de 40 MWmédios e 260 MWmédios mais altos, respectivamente.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
bottom of page