Para ONS, cai a previsão de carga de energia para setembro
O Operador Nacional do Sistema (ONS) reduziu a previsão de carga (consumo mais perdas) no sistema brasileiro, de 65.254 megawatts (MW) médios para 65.091 MW médios. Com isso o operado ampliou a estimativa de queda da carga no mês, em comparação com setembro de 2015, de -0,4% para -0,7%.
De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira, o órgão também prevê uma redução no volume de chuvas em setembro no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, o principal do país, de 7% acima da média para setembro para 98% da média histórica para o mês. Com isso, a previsão de armazenamento nos reservatórios nos reservatórios hidrelétricos das duas regiões no fim do mês também recuou, de 40,6% para 39,7%.
Com relação ao Nordeste, onde a situação é mais crítica, o órgão manteve praticamente estável a previsão de chuvas para setembro, passando de 33% para 32% da média histórica para o mês na região. A previsão de estoque nos reservatórios no fim do período também teve leve queda, de 14,6% para 14,3%.
Ontem, o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, disse que a expectativa do ONS é que o nível do reservatório da hidrelétrica de Sobradinho (BA) chegue a zero em dezembro. Apesar da perspectiva negativa de chuvas para o Nordeste, a percepção é que a recuperação da economia brasileira será mais lenta do que o esperado por muitos setores