top of page

Consumo de energia acompanha a recessão

CCEE aponta queda de 0,3% no consumo de energia em maio Produção de usinas hidráulicas cresce 7,6% e termelétricas registram queda de 29% na comparação com o mesmo período do ano anterior São Paulo, 25 de maio de 2016 – Dados preliminares de medição coletados entre os dias 1º e 23 de maio apontam queda no consumo (-0,3%) e na geração (-1%) de energia elétrica no país, na comparação com o mesmo período de 2015. As informações constam na mais recente edição do boletim InfoMercado Semanal, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, que traz dados de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.

A análise do desempenho da geração indica a entrega de 60.037 MWmédios de energia ao Sistema Interligado Nacional – SIN em maio. A produção das usinas eólicas alcançou 3.090 MWmédios, elevação de 47,9% no período. A geração térmica, por sua vez, caiu 29,4% e o desempenho das usinas hidráulicas, incluindo as Pequenas Centrais Hidrelétricas, registrou aumento de 7,6%, com representatividade de 75,3% da fonte sobre toda energia produzida no país.

O índice é 6,2 pontos percentuais superior ao registrado em 2015. Já o consumo de energia somou 58.026 MW médios, queda de 1% na comparação com o ano passado. No mercado cativo – ACR, no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras, houve retração de 1% no consumo, enquanto no mercado livre – ACL, no qual consumidores compram energia diretamente dos fornecedores, foi registrado aumento de 1,8%. Dentre os ramos da indústria avaliados pela CCEE, incluindo dados de autoprodutores, consumidores livres e especiais, os setores de comércio (+18,9%), bebidas (+16,7%), e alimentício (+14,8%) registraram os maiores índices de aumento no consumo. A queda, por sua vez, foi maior nos ramos de extração de minerais metálicos (-19%), químico (-2%) e de veículos (-2%).

O InfoMercado Semanal também apresenta estimativa de que as usinas hidrelétricas integrantes do Mecanismo de Realocação de Energia – MRE gerem, até a quarta semana de maio, o equivalente a 90,9% de suas garantias físicas, ou 45.814 MW médios em energia elétrica. Para fins de repactuação do risco hidrológico, este percentual foi de 90,4%. Clique aqui para acessar a íntegra do boletim InfoMercado Semanal da CCEE. Sobre a CCEE A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE (www.ccee.org.br) é responsável por viabilizar e gerenciar a comercialização de energia elétrica no país, garantindo a segurança e o equilíbrio financeiro deste mercado. A CCEE é uma associação civil sem fins lucrativos, mantida pelas empresas que compram e vendem energia no Brasil.

O papel da CCEE é fortalecer o ambiente de comercialização de energia - no ambiente regulado, no ambiente livre e no mercado de curto prazo - por meio de regras e mecanismos que promovam relações comerciais sólidas e justas para todos os segmentos do setor (geração, distribuição, comercialização e consumo).

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
bottom of page